quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Conhecer.... As diferenças!



No dia em que devemos conhecer as diferenças e como a proposta era imaginar como será a vida de alguém em cadeira de rodas, resolvi colocar um texto de alguém que vive e se preocupa com estas questões, um "simples João Carlos".
Visitem o site dele - http://www.euroacessibilidade.com/quem.htm

O que significa acessibilidade?

"A facilidade com que se atinge um determinado local.
Uma área de elevada acessibilidade possui, normalmente, uma rede de transportes desenvolvida e caracteriza-se por uma localização central ou, pelo menos, por se situar no centro de uma via.
Devido às exigências na circulação de consumidores e matérias-primas, muitas actividades económicas, como a venda a retalho, o comércio e a indústria, requerem localizações com óptima acessibilidade...etc..." in Dicionário da Internet.

Temos que partir do raciocínio acima referido, para podermos tirar as nossas conclusões e melhorar algo para benefício de quem necessita da acessibilidade.
Portanto, as pessoas com necessidades especiais, principalmente porque sentem mais as dificuldades, devem alertar para os muitos locais onde a acessibilidade está esquecida. Pode-se dar o exemplo de edifícios mais antigos, rampas mal feitas, caixotes do lixo mal colocados.

Porque não escrever cartas para as entidades competentes! Câmaras Municipais, Instituições de Deficientes.
Fazer levantamentos dos locais inacessíveis, Projectos de Acessibilidade, Manifestos, sites. É só puxar pela inteligência e deixar de ser comodista.
Urge tomar atitudes, "agitar" multidões e responsabilizar alguém (se for o caso), criar movimentos de alerta para poder-mos falar de acessibilidade. Porque ao falarmos de acessibilidade reforçamos cada vez mais a nossa luta. E é muito importante que a nossa causa se torne uma preocupação nacional .
Temos, Podemos e Devemos fazer o nosso 25 de Abril, porque não queremos ser uns esquecidos.
E todos unidos vamos conseguir. Sempre se ouviu dizer que a união faz a força."

Sem comentários: