quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Museu D. Diogo de Sousa


Hoje é o dia de conhecer…. MUSEUS! Habitualmente as pessoas acham uma seca visitar museus, mas eu não concordo. Eles têm a função de nos contar uma parte da história. Há Museus Bem Fixes e com actividades muito giras!
Hoje escolhi falar sobre o Museu D. Diogo de Sousa e recomendo uma visita!
O Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa foi criado em 1918, como museu de arqueologia e arte geral, como o objectivo de obstar à dispersão do património local até então na posse de particulares e outras instituições.
Em 1980, com a sua revitalização a missão do Museu foi redefinida como um organismo científico-cultural no âmbito disciplinar de arqueologia, passando a exercer as suas actividades básicas nos domínios do apoio à investigação, da museologia, da divulgação cultural, do apoio ao ensino e à defesa e preservação do património arqueológico regional.
O nome do Museu está associado ao arcebispo D. Diogo de Sousa (1461-1532), a quem se ficaram a dever importantes medidas de remodelação urbanística em Braga e o facto de ter reunido os testemunhos arqueológicos mais antigos desta cidade, até então dispersos.

O Museu tem como objectivo primordial o apoio à investigação e à valorização de sítios e colecções arqueológicas. Neste sentido, dispõe de recursos específicos para estas áreas, com técnicos habilitados na área da Conservação e Restauro, Desenho arqueológico, assim como no acolhimento do público e facultação de informação.

Sem comentários: