terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Dia Mundial do Pensamento 2009



A Região de Braga da Associação Guias de Portugal celebrou, nos dias 21 e 22 de Fevereiro de 2009, em Fafe, a actividade regional comemorativa do Dia Mundial do Pensamento, que contou com a participação de cerca de 450 raparigas, entre os 6 e os 21 anos de idade e a 1ª Companhia de Guias de Adaúfe também esteve presente nesta grande festa. O programa incluiu actividades como um jogo de cidade, que pintou de azul-turquesa a pacata cidade de Fafe e Fogo de Conselho no serão de sábado que contou com a participação de todas. No domingo, dia 22 pelas 10h, foi celebrada a Eucaristia comemorativa na Igreja de S. José e teve como celebrante o Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga que valorizou a forma original como celebra-mos o aniversário dos nossos fundadores. O encerramento da actividade decorreu no Parque da Cidade com uma ferradura regional, bem como com a recolha para o Tostão Mundial (um fundo que se angaria no Dia Mundial do Pensamento, a fim de promover o Guidismo nos países mais necessitados, sob o lema: “A penny for your thoughts – um tostão pelos seus pensamentos”).
O Dia Mundial do Pensamento, assinalado por todas as Guias do mundo no dia 22 de Fevereiro, é a data do aniversário de Baden Powell e sua esposa Lady Baden Powell, os fundadores do movimento. Neste dia, as Guias relembram BP e todos os valores por ele transmitidos e que, felizmente, ainda se mantêm actuais.
Este ano, aproveitando o tema dos “Objectivos do Milénio”, a Associação Mundial das Guias lançou o desafio de trabalhar um dos objectivos: “ Juntas podemos combater a Sida, a Malária e outras doenças”, que foi trabalhado e adequado a cada idade.
Foi um momento de união e partilha entre todas as Guias de Braga, que neste dia se uniram em Pensamento a todas as Guias do Mundo.


5 comentários:

Anónimo disse...

olá Sílvia o blog está muito giro tal como nós as guias de Adaúfe!!!!! bj bia aventura

Anónimo disse...

Era só para corrigir um pequeno erro. D. Jorge Ortiga, assim é que é. Urtiga é a planta! A não sei que queiram mandá-lo às urtigas de forma sublime!

eduarda disse...

muitos parabens,Guias de Adaufe,mandem mais noticias e publiquem fotos das vossas actividades
Uma canhota
Eduarda

QAndreia disse...

Olá Sílvia as fotas estão giras apesar de eu não ter edo dia mundial do pensamento.

eduarda disse...

O blog está mesmo giro.Assim posso matar saudades.Continuem
Uma canhota